sexta-feira, 31 de julho de 2020

Sabes Pedir?

Pode até parecer algo estranho, mas é muito difícil encontram alguém que saiba pedir aquilo que deseja. E isso inclui desde aquele comprador que quer comprar determinado produto até aquele que, por necessidade de caridade, precisa encarecidamente de alguma coisa. Quando essas pessoas fazem os seus pedidos a impressão que se tem é que se está diante de algum tirano. Do lado extremo estão os ingênuos, indivíduos com comportamentos marcadamente infantis, que parecem imaginar que aqueles a quem fazem suas solicitações são seus empregados ou, o que é tão grave quanto, seus servos.

Certa vez um grupo de dez estudantes de Administração (e eu no meio) procurou um deputado estadual para pedir colaboração para que pudessem participar de um encontro nacional de estudantes em Salvador, na Bahia. O deputado nos recebeu, muito solícito, ouviu com atenção as palavras de cada um de nós. Depois que falamos, ele perguntou: "quanto custa as passagens e as estadias de todos vocês?".

Aquela pergunta me atingiu mortalmente. Quanto custa cada passagem? Quando custa a diária de um hotel sem estrela? Nós não sabíamos. Na verdade, não fazíamos ideia de que precisávamos ter essas informações. E não só essas, descobri depois. Eu precisava saber o preço das passagens rodoviárias e aéreas, se poderia pagar a prazo ou apenas à vista, com quanto tempo de antecedência deveria ser feita a reserva, no caso de orçamentação de órgãos públicos e mais uma série de outras questões que estavam por trás de um simples pedido de ajuda.

Outro dia recebi um pedido singular. Uma senhora na rua me parou e pediu dinheiro para comprar um remédio para suas dores nas costas. E eu perguntei: quanto custa? Ela olhou para mim, surpresa, baixou a cabeça e disse "não sei". Como estávamos próximos a uma farmácia, perguntei novamente "qual é o nome do remédio?". Aquela senhora parecia ter sido atingida mortalmente, tal qual eu fui há décadas, diante daquele deputado. A senhora não sabia. 

Mas, diferente do deputado, que nos pediu para fazer esse levantamento e depois voltar, me dispus a ir até a farmácia consultar o farmacêutico. E assim fizemos. Comprei o remédio indicado e entreguei a ela, que apenas olhou para mim, meio indiferente, e foi embora, sem agradecer.

Durante meu tempo de quartel, tinha um sargento odiado por todos. Sempre que podia, aquele militar maltratava demais seus subordinados. Certo dia ele chegou muito atrasado para o almoço. Tentou forçar ser servido fora do horário, sem sucesso, pelos soldados que estavam terminando de lavar o refeitório. Diante da ameaça de insubordinação, um dos soldados pediu que ele se sentasse na mesa ao lado da entrada do cassino dos subtenentes e sargentos, que ele iria fazer e servir o almoço, mesmo fora do horário, mesmo correndo o risco de transgressão militar por desobedecer ordem do tenente comandante daquela unidade.

De onde estava, o sargento não viu como seu almoço foi feito. Um dos soldados pegou um bife bem robusto e jogou no chão como se joga pedra na superfície de lagos, para que ela quique várias vezes até afundar. Só que o bife deslizou naquela água suja misturada com sabão e desinfetante do piso da cozinha. Outro soldado pegou o bife com, com o rodo, jogou para cima e o chutou, enquanto o outro o aparava no peito, como se fosse um jogo de futebol.

Outro soldado disse que a carne estava dura e precisava ser amassada. Pisoteou-a no chão com seu coturno várias vezes. Outros passavam os acompanhamentos nos seus órgãos genitais, enquanto outro passava os tomates em sua grande ferida na altura do joelho. Como colocaram muito molho de saladas, o cheio e o sabor ficaram disfarçados. O bife ficou bastante queimado, quase crocante. O aspecto estava agradável e deixou o militar satisfeito.

O que essas pessoas não percebem é que todo pedido é uma solicitação de favor. Não é obrigação. E, como favor, a outra pessoa faz se quiser. O outro atende o pedido se quiser. E ponto final. Isso vale em casa, no trânsito, no trabalho e qualquer lugar do universo. A pessoa solicitada pode simplesmente não querer atender. Ela está no direito dela. Ainda que moralmente possa ser condenável, legalmente nada a obriga a fazer aquilo que a lei não o faz.

Outro dia uma mãe pediu que sua filha lhe trouxesse um copo de água. A filha se recusou. A amiga da mãe reagiu nervosa, condenando a atitude da filha. A mãe, compreensiva e conhecedora da arte de pedir, simplesmente pediu que a amiga deixasse para lá. A filha estava no direito legal de recusar atender o pedido, ainda que, moral e fraternalmente, a atitude tenha sido grosseira.

No trânsito, por exemplo, quando se quer mudar de pista de rolamento há que se sinalizar com o pisca-alerta. Aquela sinalização é um pedido, um "por favor, você me deixa passar na sua frente na sua faixa de rolamento?". Muitos atendem ao pedido reduzindo a velocidade, mas outros não o fazem. A atitude civilizada de quem atende é louvável, mas as atitudes grosseiras dos outros não podem ser condenadas. É preciso compreender isso.

Essa, portanto, é a primeira lição do ato de pedir: quem recebe o pedido, atende se quiser. Se não quiser, quem faz o pedido não tem o mínimo direito de se contrariar e muito menos reagir com agressão ou se deprimir. A segunda é relativa ao tempo: quem quer ser ajudado precisa esperar a disponibilidade do outro para ter seu pedido atendido. 

Nada, portanto, de ficar pressionando, procurando saber quando o pedido vai ser realizado. Evidentemente que o indivíduo que se dispôs a ajudar pode esquecer do compromisso assumido. E isso é natural. Daí quem deseja a ajuda tem que ter habilidade para lembrá-lo. Há quem diga "Não estou querendo lhe incomodar ou pressionar, mas não esqueça do meu pedido, querido amigo". E basta. E essa lembrança tem que ser feita apenas uma vez. Se o indivíduo esquecer novamente é porque não quis atender. Simples assim.

A terceira grande lição da arte de pedir é o modo de ser atendido. Muitas vezes criamos expectativas sobre como queremos que as coisas saiam, como aquilo que queremos tem que ser e assim por diante. Tire isso de sua cabeça definitivamente. Faça o pedido e ponto. A forma como o outro vai atender não interessa, se não não é pedido.

Certa vez uma vizinha pediu ao vizinho que limpasse o telhado de sua casa. O vizinho demorou para atender. Quando o fez, utilizou um produto químico de que a vizinha não gostava. A vizinha ficou uma fera e passou a falar mal do outro para a comunidade dizendo que o vizinho a queria envenenar porque tinha colocado aquele produto no seu telhado. Omitiu o fato de que o vizinho tinha atendido um pedido e desconhecia o "desgosto" da outra em relação ao produto utilizado, que ele mesmo comprou, diga-se de passagem, e que sempre utilizava para deixar o telhado de sua casa tão belo quanto queria a vizinha.

Se essas três regras forem obedecidas, dificilmente teremos consequências desastrosas com os pedidos de ajuda que fazemos aos outros. Saber que não atender é um direito do outro, que o tempo e o modo de atendimento são determinados por quem vai atender o pedido é uma forma superior de civilização que todos deveriam conhecer e praticar.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

A Conquista da Independência

Acho que todo mundo quer ser independente. Não lembro de ter conhecido alguém que tenha me dito, convictamente, que gostaria de permanecer a vida toda dependendo dos outros. É provável que a dependência seja antinatural. Tudo parece convergir para a conquista da autonomia. Mas o que é isso e como se pode fazê-lo?

A palavra autonomia vem do grego αὐτόνομος (pronunciado autonomos), junção de αὐτο (pronúncia auto), que quer dizer "de si mesmo", com νόμος (pronúncia nomos), que quer dizer lei, norma, regra. Por extensão, autonomia quer dizer criação de leis para si mesmo, que é a exata tradução da frase "aquele que cria suas próprias leis". Vejamos isso mais de perto.

Nunca é demais dizer que uma lei é criada para ser obedecida. Se não o for, para que serve? Daí vem a primeira desilusão de muita gente, que imagina que a pessoa independente é aquela que faz o que quer, o que bem entender, o que vem na telha. Aquele que é independente cria suas próprias leis para segui-las. E as segue com tanta dedicação quanto segue todas as outras. Se isso é irracional, vamos explicar a lógica da independência.

A falta de autonomia é chamada de anomia, palavra que vem novamente do grego e significa falta de lei, norma, regra. Aqui o indivíduo é quase que absolutamente dependente dos outros (com o perdão do pleonasmo, uma vez que quem é dependente só pode depender dos outros ou de alguma coisa). É o caso dos bebês recém-nascidos, que precisam de ajuda para quase tudo. Para eles não há regras porque eles simplesmente não conseguem segui-las porque não as conseguem entender. Veja que entendimento e autonomia são mutuamente dependentes, estão sempre presentes juntas. Quanto mais saber, mais independente o indivíduo será.

O estágio seguinte ao da anomia é o de heteronomia. Heteros, também do grego, quer dizer outros. Neste estágio já há lei. Mas todas elas são dos outros. Uma criança de cinco ano não consegue fazer suas próprias leis e segui-las. Ela precisa dos outros para criar as leis que elas precisam aprender a obedecer. Se ela quiser colocar os dedos na tomada, alguém precisa proibi-la, para que ela não se machuque ou venha até mesmo a morrer. Essa proibição é que é a lei. Daí vem a segunda constatação: a lei é feita para proteger as pessoas. Quanto maior nossa capacidade de seguir a lei, mais em segurança estaremos. Consequentemente, mais livres seremos, porque nada poderá barrar a nossa ação.

Os pais e familiares são os grandes ensinadores das leis neste estágio, assim como os professores. É preciso que o indivíduo comece a aprender a obedecer aqui, para que não haja problemas nos estágios seguintes. Nem pensar em pular, deixando que a criança faça o que bem entender, a não ser que se queira um tirano em casa e na vida.

O terceiro estágio é o de socionomia. Socio é um termo que vem do latim socius e quer dizer amigo, companheiro, outro indivíduo. Aqui o indivíduo aprende que a escola tem regras diferentes das de sua família e dos seus amigos. Aliás, dentro da própria família há regras diferentes nas casas dos tios, dos avós e assim por diante. E ele vai aprender a terceira coisa que quase ninguém ensina, mas que é fundamental para viver bem: é preciso respeitar todas as leis para que sejamos queridos.

Ele vê na escola e no clube que Mariazinha é amada por todo mundo, mas ninguém suporta o Juquinha. A razão? Simples: Mariazinha não desrespeita as regras dos grupos de que ela participa, diferente de Juquinha, que está quase sempre esperando uma oportunidade para desrespeitá-las por concordar só com as que lhe convém. Além disso, Mariazinha é solícita para com todos, enquanto o amigo é muito egoísta. Alteridade e obediência são os segredos do bem querer.

É só depois de conquistar os aprendizados dessas etapas que o indivíduo consegue adentrar o estágio da autonomia. Ser autônomo é obedecer a todas as leis, em primeiro lugar. Daí ele verá que ainda assim, obedecendo a todas elas, ainda é necessário criar outras que as leis não preveem. E assim ele faz. Só que suas leis não conflitam com nenhuma outra lei existente. Se conflitar, sabe que tem sua liberdade reduzida pela possibilidade de arcar com as consequências legais e/ou morais da infração.

Mas tem uma consequência prática que evidencia a autonomia como vinculada ao entendimento e que marca a independência. Quanto mais coisas o indivíduo conhecer e souber fazer, menor a sua dependência dos outros. Se sabe lavar roupas, não precisará de quem as lave para ele. Se sabe cozinhar, provavelmente não passará fome por falta dessa habilidade. Se sabe falar chinês, certamente não se verá em apuros em nenhuma cidade chinesa de que conheça a língua.

Dai vem que as primeiras habilidades (assim como o entendimento) tem que vir com o auxílio dos pais. Ir ao banheiro fazer xixi, por exemplo, é uma das primeiras habilidades. Mas não se pode parar apenas no básico. É preciso ensinar a arrumar a cama, guardar os brinquedos, colocar as roupas sujas no lugar e assim por diante, à medida que o indivíduo vai crescendo. O motivo desse procedimento é que a habilidade é que vai julgar, consciente ou inconscientemente, o valor do entendimento. Quanto mais coisas o indivíduo souber fazer, maior e mais complexo poderá ser o entendimento que ele é capaz de obter. Essa é a quarta lição que quase ninguém ensina porque não a conhece.

A grande meta de todo o esforço de autonomia e independência é que o indivíduo consiga sobreviver sozinho o mais breve possível. E quando se fala em brevidade, é brevidade de tempo mesmo. Se conseguir aos 15 anos, maravilhoso; se apenas aos 21, menos pior. O que não pode é o indivíduo se transformar em um figurão empenado que suga as energias de todos durante a vida toda. Esse continua a ser quase que absolutamente incapaz que apenas uma mudança drástica provocará por força das necessidades o início do aprendizado que deveria começar na primeira infância e que provavelmente será feito agora com dor.

Então, quer ser autônomo e independente? Aprenda a fazer tudo na vida. Desde lavar privadas até o mais complexo cálculo matemático. Desde olhar para alguém e saber que ela está triste até dominar diversas técnicas de multiplicar dinheiro legalmente. Estamos na vida para aprender tudo o que for possível. Nada, absolutamente nada, deverá ficar de fora do nosso campo de preocupação de aprendizagem. Não podemos perder tempo. Até quando descansamos devemos aprender. O descanso bem usufruído também é demonstração de liberdade que apenas a autonomia e a independência podem proporcionar com adequação.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Por Que não és Feliz?

Muito se tem falado sobre a felicidade e muito pouco ainda se sabe efetivamente sobre esse fenômeno extraordinário. Alguns têm a sua própria receita para alcançá-la e acham que podem ensiná-la aos outros, principalmente se os outros estiverem dispostos a pagar por isso. A maioria parece dormitar sobre alguns momentos ao longo de suas vidas que tiveram a oportunidade de sentirem felizes. Ainda que as receitas dos chamados especialistas em felicidades não sejam confiáveis, parece que há uma lógica entre as vivências felizes relatadas por muita gente.

Grande parte desses relatos se concentram em dois momentos. O primeiro é quando estão fazendo alguma coisa, o exato instante em que produzem algo, de maneira que o agir, a operacionalização parece ser uma das fontes de felicidade. Os relatos dessa primeira forma denunciam uma espécie de prazer muito forte e diferente dos demais prazeres da vida.

Uma enfermeira certa vez me falou que encontra muitas dificuldades para chegar ao trabalho. Começa pelas várias tarefas que tem que fazer em casa, antes de sair, prossegue com a rotina de preparar e levar os filhos à escola, continua com as várias horas que permanece no trânsito pesado e barulhento e perdura até enfrentar os olhos sempre encolerizados da chefa. Mas milagrosamente começa a desaparecer completamente quando ela começa a tratar das pessoas. Cada procedimento é como se ela fosse tomada de um profundo bem estar que a fizesse flutuar.

Certa vez uma diarista me falou coisas comoventes neste sentido. Ela dizia que era muito feliz com o que fazia. Era feliz de verdade. Seus relatos mostravam que tudo o que fazia durante o seu trabalho era uma forma de desafio que ela colocava para si mesma deixar aquele local o mais limpo, belo e perfumado como ninguém jamais deixara antes, inclusive ela. E à medida que ia fazendo as coisas, ia percebendo a transformação que estava produzindo em cada centímetro de chão, cada milímetro de móvel, cada decímetro de parede. No final de cada pequena peça de móvel ou pedaço de chão, ela comparava aquela primeira imagem com a que acabara de produzir. E aquela sensação fantástica de bem estar e leveza lhe tomava o corpo todo, deixando-lhe extasiada. Seus olhos brilhavam à medida que ela relatava essas coisas.

Inúmeros outros relatos parecidos me levaram à minha primeira conclusão, pelo menos parcial, de que o ato de fazer as coisas provoca uma sensação de bem estar profundo em algumas pessoas que elas não têm dúvida de que aquilo é felicidade. Já ouvi isso de jogadores profissionais e amadores de futebol, médicos muito dedicados, garis, cientistas, professores, cuidadores de idosos, pescadores, agricultores e dezenas de outros profissionais e artífices. Alguns artesãos, por exemplo, me disseram que têm uma sensação divina durante e após suas criações.

A segunda constatação é a de que fazer o bem traz felicidade. Nesta segunda modalidade, não é tanto o ato em si de fazer alguma coisa o centro da empolgação dos relatos, mas os resultados que aquilo que foi feito trouxe para algumas pessoas. A felicidade, portanto, é pelos benefícios gerados, o que dá uma sensação inquestionável de dever cumprido, de missão dada e realizada. Mas não é uma missão qualquer.

Uma amiga de longas datas não tem filhos, nem maridos, nem família. Quer dizer, sua família são seus animais. Mais precisamente, gatos e cães. Seu ofício é a corretagem de imóveis, que lhe dá muita satisfação. Mas apenas o cuidar dos animais lhe dá felicidade. Relatou que certa vez encontrou uma cadelinha abandonada na rua, atropelada, morrendo de frio, de madrugada chuvosa. Não teve dúvida: parou o carro, colocou a cadelinha no banco do carona e a levou para casa. Gastou muito dinheiro para recuperar a vida do animal. Depois de recuperada a saúde, sentiu uma felicidade tão grande que lhe faz chorar todas as vezes que relembra. E é assim com todos os animais que cuida.

Um ex-colega de trabalho é excelente profissional e rico. Tem uma família maravilhosa e harmoniosa. Essas coisas todas lhe dão profunda satisfação na vida. Mas todas as noites ele sai para alimentar aqueles não têm o que comer pelas ruas de sua cidade. Quando volta para casa, se sente tão leve e feliz que quase sempre lágrimas lhe caem dos olhos. Recentemente tem se dedicado também a levar alimento para famílias inteiras que, mesmo tendo uma habitação fixa, não têm o que comer.

Mas o que chama a atenção é que muitos casos de felicidades contínuas não têm essa separação de ofício profissional que dá satisfação e uma espécie de missão, que traz felicidade. Tem muita gente que é feliz tanto fazendo o bem no seu local de trabalho quanto em outras missões que eles se colocam. A razão disso é que elas fizeram do trabalho delas uma missão, da mesma forma que escolheram outras missões para também serem felizes.

E é justamente isso o que impressiona: as pessoas escolheram uma missão para serem felizes. Não foi vocação. Foi escolha pura e simples. Tanto é assim que conheço muita gente que não gostava do trabalho que executavam, mas que quando resolveram fazê-lo bem, detalhe por detalhe, passaram não apenas a gostar do que faziam, mas fundamentalmente a amá-lo. Daí o trabalho se transformou em missão. E toda missão amorosamente trabalhada provoca aquela sensação de leveza e bem estar da felicidade.

Isso nos leva a algumas constatações. A primeira é que a concentração em cada detalhe do que se faz, em cada etapa do que é feito, além de dissipar a fadiga do trabalho renova as energias das pessoas e as fazem se sentir muito bem, que é o sentimento de felicidade. A segunda é que quando as pessoas fazem coisas que beneficiam muito os outros e consideram esse fazer uma forma de missão, a cada vez que realizam o trabalho e constatam os benefícios gerados se enchem de uma leveza muito grande que vem da sensação do dever cumprido, que também lhes dá felicidade. A terceira é que a felicidade é resultado da ação, ainda que a sensação comece a acontecer no exato instante em que a ação é executada e se estende para além do final da execução, com aquela sensação de dever cumprido.

Alguém poderia até dizer que podemos estar confundindo satisfação com felicidade. Pode ser. Mas esses relatos permitem distinguir com clareza uma de outra. A satisfação, quando retirada sua fonte, cessa; a felicidade, quando retirada sua fonte, continua. Muitos se sentem extremamente satisfeitos em morar em lugares confortáveis, mas são infelizes; outros se sentem felizes,  mesmo morando nas ruas, porque fazem alguma coisa extraordinária, como se fosse sua missão. Inúmeros casos de pessoas que cuidavam das outras, atos que lhes davam profunda felicidade, continuavam com a sensação de felicidade depois de cumpridas suas missões.

Daí vem que a satisfação tem um contrário, que é a insatisfação, enquanto contrário de satisfação, algo como irritação. Mas não existe um contrário de felicidade. A infelicidade é apenas ilusão. Geralmente quando a pessoa se diz infeliz, de fato não é infelicidade o que sente, mas algo parecido com insatisfação com alguma coisa. Se felicidade é essa sensação de leveza, flutuação, a infelicidade, se existisse, seria o contrário, enquanto sensação de se enterrar, como se tivesse caído em areia movediça.

A fórmula da felicidade é essa: fazer o bem e procurar fazê-lo sempre cada vez melhor. A primeira parte da fórmula é o desafio de ver os beneficiários da nossa ação pelo menos satisfeitos, usufruindo dos benefícios que lhes proporcionamos, como sensação divina de dever muito bem cumprido. A segunda é um desafio da pessoa com ela mesma, no sentido de se fazer cada vez melhor, mais competente, mais hábil, mais ágil naquilo que se dispõe a fazer. E não importa se o que vai ser feito é um ofício profissional ou uma missão que a pessoa se colocou. Se trouxer o bem para os outros e se fizer cada vez melhor, a probabilidade de que seja feliz é muito grande.

domingo, 21 de junho de 2020

Tuas Atitudes são Evoluídas?

As atitudes são reações automáticas, quase instintuais, acerca daquilo que nos rodeia ou acontece. São uma espécie muito distinta do que se pode chamar ação. Esse caráter distintivo é justamente o seu caráter semi-instintual, meio impulsivo. Também são uma forma de reação a alguma coisa, de maneira que elas quase nunca iniciam um procedimento, mas reagem a algo, são consequências, não causas.

Também não podem ser confundida com os costumes, apesar de se assemelharem a eles. Os costumes são quase todos inconscientes, de forma que não se sabe o porquê de determinados comportamentos e crenças, e muito menos com os hábitos, que denotam quase sempre aspectos negativos. As atitudes podem ser deletérias ou benéficas. E é aqui que repousa a necessidade de se nos repensar como elas estruturam nossos procederes.

Todos os seres humanos (e talvez até alguns animais superiores, como os bonobos e chimpanzés) são capazes de perceber suas atividades. Isso implica na possibilidade de recolocá-las novamente nos nossos pensamentos depois que elas foram praticadas e serem objeto de reflexão. Como o mundo e as realidades mudam constantemente, também as atitudes precisam ser repensadas, tanto para evitar anacronismos quanto para inconveniências desastrosas.

Certo colega, todas as vezes que vê alguém fazendo alguma coisa, como que automaticamente começa a fazer o mesmo. Se alguém está lavando louças, sem perceber ele começa a lavá-las ou a secar as loucas já lavadas. Enquanto faz isso, continua a dialogar com a pessoa com a qual interage. Fazer o que o interlocutor está fazendo é como se fosse um pano de fundo da interação.

Outra atitude parecida é a que consiste em auxiliar o outro, mas com a devida aceitação prévia. Por exemplo, quando se vê alguém, conhecido ou desconhecido, muito atarefado, com muita coisa para fazer, a atitude natural é socorrer essa pessoa. Pode ser alguém tentando transportar um móvel de um lugar o outro, como um veículo ou mesa, mas também pode ser o socorro a indivíduos necessitados, que duas pessoas poderiam fazer melhor e mais rápido.

Essas atitudes benéficas, como demonstra a experiência, são aprendidas desde a mais tenra idade. Começam com a visualização, a vivência da atitude dos pais e das pessoas próximas, continuam com a imitação e se consolidam com a internalização quase inconsciente delas. É como um impulso que move essas pessoas a dividir o esforço do outro, amenizando-o.

Há inúmeras variantes dessas atitudes benéficas. Elas são praticadas quase sempre por pessoas que consideramos de coração bom. Contudo, é possível percebê-las nos que imaginamos ter um coração mau, como os homicidas. Quando eles veem alguém próximo com alguma necessidade que possam suprir o fazem automaticamente. Isso mostra mais uma vez que talvez fazer o bem seja nossa característica inata mais evidente.

Mas há as atitudes deletérias. Elas são o inverso daquelas que consideramos benéficas por duas razões. Primeiro, não visam à ajuda, cooperação e colaboração, mas ao impedimento de que o interlocutor ou indivíduo-alvo prossiga com o que está fazendo; e, segundo, sua finalidade, seu caráter teleológico, é o mal, a destruição.

A mais comum das atitudes deletérias é a indiferença. E, talvez, a menos perniciosa. Ela se dá pela falta de percepção de alguém em relação ao que o outro está fazendo. Imagine uma pessoa com várias sacolas de supermercado nas mãos, sem ter como chamar um táxi ou abrir uma porta. Pessoas passam ao redor, veem aquela situação quase desesperada e vão embora. Essa é a indiferença.

Inúmeros casos como de indiferença acontecem todos os dias com a gente, em casa e no trabalho. Se estamos fazendo alguma coisa e papéis caem no chão, há quem não se disponha a apanhá-los gentilmente. Se alguém está limpando a casa e precisa de ajuda, as outras podem ver essa necessidade sem que se disponham a ajudar. Se um colega está precisando de solução para um problema e sabemos resolver, se não o ajudarmos somos indiferentes. A doença da indiferença é curada com o autoconhecimento.

A segunda atitude mais perversa é a da crítica. A crítica é um veneno que precisa ser extirpado da mente e do coração de todos os seres humanos. Certa vez um senhor que vivia nas ruas foi acusado de maltratar um cachorro porque, para socorrê-lo durante um temporal, só conseguiu pegar o animal pela cauda. As pessoas, ao invés de ajudar no resgate, constrangeram aquele senhor acusando-o de maus tratos. Mas também acontece no trabalho, quando ninguém se dispõe a fazer alguma coisa e outro o faz, mas recebe a crítica por alguma coisa ter saído errado. Crítica é sempre veneno, destruição. O veneno da crítica só se extirpa com conhecimento e amor.

A terceira e mais grave de todas as atitudes deletérias é a sabotagem. A sabotagem é movida por um impulso com a intenção deliberada de que algo positivo feito por outras pessoas seja alcançado. A sabotagem não deseja o sucesso do outro ou que alguma coisa aconteça. Mas não o faz diretamente, às claras, à vista de todos. Age sempre às escondidas, disfarçada, para que o evento fracasse com um ar de naturalidade. Indivíduos sabotadores são doentes mentais severos que precisam de ajuda constante e intensa, psíquica e espiritual.

Nossas atitudes denotam nossa evolução humana, moral e espiritual. O aspecto humano é decorrente da capacidade de ver no outro as dificuldades e possibilidades que vemos em nós; a moral está vinculada à estética da vida e da harmonia entre tudo o que existe e acontece no mundo; e a espiritual é essa vinculação de tudo e de todos com o bem. Quando mais colaborativos, mais evoluídos, mais propensos às ajudas automáticas, que são nossas atitudes.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Dois Conceitos Intrigantes

Todo campo do conhecimento científico é estruturado em conceitos. Os conceitos são espécies de unidades básicas de retratação da realidade. São como os quarks para o mundo físico-químico: formam todos elementos dos átomos, que se agrupam em moléculas e que a cada agrupamento vão formando tudo o que tem e o que não tem vida. No campo da Administração, dois conceitos parecem ser fundamentais na atualidade: unidade de comando e unidade de direção.

A chave para a compreensão desses conceitos é a palavra unidade. Mas, antes, é necessário que se entenda o que é uma organização, uma vez que a ideia de unidade só tem sentido sob a perspectiva organizacional. Uma organização é todo agrupamento humano que tem pelo menos um objetivo em comum. Isso quer dizer que toda vez que duas ou mais pessoas decidem, negociam entre elas, fazer alguma coisa, essa alguma coisa é o objetivo que elas passam a ter em comum.

O objetivo em comum, ao mesmo tempo em que forma a organização, também dá sentido à somatória dos esforços das pessoas que a compõem. Na prática, tudo o que cada pessoa que faz parte da organização só deve fazer coisas que levem ao alcance do objetivo pretendido. Se uma ou mais pessoas passarem a fazer coisas que pouco ou nada têm a ver com o objetivo, pouco a pouco a organização vai se desfazendo a desaparecer por completo.

É o objetivo a ser perseguido, portanto, que faz com que as pessoas se unam e criem as organizações. Também é ele que, quando alcançado, desfaz as organizações. Também é ele que, quando as pessoas se recusam a persegui-lo, justificam a retirada dos membros da organização. Dessa forma, o objetivo é o que promove a organização, a sua unidade. Pessoas devem perseguir os mesmos objetivos. Essa é a ideia primária de unidade em gestão.

Unidade de comando é o acordo que as pessoas fazem, quando aceitam fazer parte de uma organização, de obedecer ao seu superior. E apenas a ele. O indivíduo que trabalha em uma loja como vendedor precisa obedecer ao seu chefe, o gerente de vendas porque está subordinado a ele. Se ele obedecer ao gerente de marketing, estará criando uma confusão muito grande e corre o risco de ser considerado insubordinado, porque isso é insubordinação ao seu chefe imediato.

O gerente de vendas, assim como o gerente de marketing, estão subordinados ao gerente geral, que comanda toda a loja. Os dois gerentes (de marketing e de vendas) lhe devem obediência. E essa obediência é a unidade de comando: estão respeitando o acordo inicial de obedecer a um único comando, que é aquele do seu chefe imediato. O respeito às orientações da chefia imediata por parte de seus subordinados garante a unidade de comando, que nada mais é do que o funcionamento adequado da parte da organização a que esses subordinados fazem parte. Quem estiver no setor de vendas deve obedecer ao gerente de vendas; quem estiver no setor de marketing, ao gerente de marketing.

E, agora, uma coisa estranha. Nenhum subordinado pode obedecer a ninguém, a ninguém mesmo, que não seja seu chefe imediato. O vendedor não deve obedecer ao gerente de marketing, nem ao gerente geral, nem ao superintendente da cadeia de lojas e muito menos ao presidente ou dono de todas as lojas! Nem aos clientes, nem ao governo, enfim, a ninguém. Se obedecer a outra pessoa que não seja seu chefe, quebrou a cadeia de comando, quebrou a organização.

Unidade de direção é simples: todos devem mirar o mesmo objetivo. Como vimos, é o objetivo que fundamenta a existência de uma organização. Sem um objetivo, nenhum motivo há para que as pessoas se organizem e se unam. A ideia de unidade de direção é fácil de entender: todos devem caminhar para a mesma direção. Nada de um querer fazer uma coisa e outro outra coisa. O que um fizer tem que ajudar o outro no seu trabalho para que ambos andem para o mesmo destino desejado.

Se um vendedor quer vender mais roupas de verão, outro quer vender churrasco e um terceiro quer ficar apenas olhando as mulheres bonitas passar, não há unidade de direção. Não há, portanto, organização. E provavelmente essa empresa irá quebrar.

Se o prefeito de uma cidade quer eliminar a fome em sua cidade e o secretário de finanças quer investir em salários de aposentados, não há unidade de direção. Se o marido quer que sua família obtenha autonomia financeira em 10 anos e a esposa quer investir tudo o que ganha em um carro esportivo, também não há.

Sem a unidade de direção, o gerenciamento fica um caos. Mais do que isso, sem unidade de comando, toda a organização, pequena ou gigantesca, sente seus efeitos perversos. O que provoca a falta de unidade de comando e de direção é a insubordinação. O subordinado precisa cumprir o que foi acertado com o seu superior e só a ele dar ouvidos. Ainda que o navio esteja naufragando, é ao comandante que todos devem obedecer.

É preciso observar que ordens absurdas não se cumprem. Se o chefe mandar o servidor cometer um crime, essa ordem deve ser desconsiderada. Nesses casos, as ouvidorias organizacionais e institucionais precisam ser acionadas, para registro, para o caso de quem não ocupa posições táticas ou estratégicas. Geralmente quem está nessas posições superiores da hierarquia preferem simplesmente deixar a organização.

Unidade de comando e unidade de direção já foram estruturais nos primeiros momentos da Administração. Hoje há inúmeros formatos organizacionais que lidam com fenômenos poliárquicos, em que a hierarquia é distribuída horizontalmente (e até mesmo não existir), com pessoas recebendo ordens e obedecendo a múltiplas chefias. Mas organizações mais seculares, centradas na disciplina e rigidez relacionais, continuam nelas estruturadas, como o exército e muitas igrejas.

Quando alguém que está na posição de chefia, seja o vendedor de cachorro quente da rua ou o presidente da república, disser que seus imediatos lhe devem obediência, simplesmente está colocando em prática a unidade de comando. Quando diz que eles devem mirar o mesmo objetivo, está praticando unidade de direção. E anote essa mentalidade: se alguém desobedecer, ou será demitido ou será destituído da posição de chefia. Tirania? Talvez. Para a ciência da Administração, apenas uma forma de compreender a realidade e agir em conformidade com essa mentalidade.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Teu Passado é Imaculado?

Todos os seres humanos habitantes do planeta são imperfeitos. Mas parece que quase ninguém sabe disso. Se sabe, a impressão que se tem é que esqueceu. Se não esqueceu, infelizmente, quase todos agem de má fé, com desonestidade. Exigem a perfeição de que não é perfeito. Querem um passado imaculado, sem mácula, sem manchas, de quem não é capaz de agir com perfeição. Vejamos isso.

Duas coisas precisam estar claras em relação à perfeição. A primeira é a noção de falha; a segunda é o que chamamos de falhas infinitesimais. A primeira é consequência natural da falta de habilidade e conhecimentos; a segunda, da busca incessante da perfeição. A primeira habita o coração e a mente de quem apenas vive a vida e, de vez em quando, tenta fazer algo novo; a segunda, daqueles que já deram um passo adiante do compromisso consigo e com o mundo de ser cada vez melhor.

Ainda que um número cada vez maior de pessoas já nasçam sabendo (na verdade, relembram o que já aprenderam), a maioria absoluta da população do planeta tem que começar todo o processo de aprendizado do novo. Desde aprender a ler e escrever letras, fonemas, palavras, frases, orações, períodos, parágrafos e textos escritos completos até a ler e interpretar os fatos e fenômenos do mundo e da vida. É preciso aprender que nuvens negras com ventos significam tempestade ou que cara fechada significa raiva.

Como em todo processo de aprendizagem, é preciso errar para aprender. Evidentemente que há os que acertam da primeira vez, mas não acertam sempre todas as vezes que forem refazer, inclusive aquilo que acertaram da primeira vez. Se consigo andar de bicicleta da primeira vez que montei, se eu continuar andando de bicicletas muitas vezes, um dia vou cair. É uma questão matemática, a chamada teoria dos grandes números.

E isso vale para tudo na vida, principalmente o comportamento humano. Se alguém não sabe tratar bem alguém e resolve aprender, pode acertar na primeira vez, mas vai errar muitas e muitas vezes ao longo da vida porque não conseguirá controlar uma série de coisas que interferem tanto na disposição, na vontade, quanto na sua capacidade físico-fisiológica para tal. E entra em jogo novamente a teoria dos grandes números.

Tratar bem não é apenas falar mansamente, como querem alguns, mas também ouvir com atenção, procurar entender o que lhe falam, interpretar com adequação, escolher as palavras mais adequadas para falar, fazer os movimentos corporais adequados, franzir os olhos corretamente, fazer os movimentos de braços e mãos certos e inúmeras, digo de novo, inúmeras características do tratar bem que nem pensamos. Mas alguém pode perceber uma falha, grande ou pequena dessas inúmeras coisas, e interpretá-la como algo inadmissível. E quem disse que ela não tem razão na razão dela? Ali está uma mácula imperdoável.

É claro que há falhas gritantes e em número considerável no agir humano. Mas, novamente, essas falhas só são imperdoáveis sob o olhar extremo e rigoroso do indivíduo ignorante ou maldoso. Ignorante, porque desconhece que é impossível agir com perfeição sob a interpretação de todos os seres humanos do planeta; maldoso, porque exige perfeição que ele mesmo, o acusador, é incapaz de alcançar. Cobra de alguém a perfeição que só cabe a Deus.

O segundo ponto são as falhas decorrentes da busca incessante da perfeição. Aqui, o indivíduo já sabe tratar bem, por exemplo, e está consciente de que falha em vários aspectos do relacionamento humano. Não falha por que quer, não comete erros de livre vontade, mas porque ainda não tem a coordenação mental e fisiológica que lhe permita agir de forma coordenada em consonância com as principais características do bem tratar. Talvez suas falhas sejam percebidas por um pequeno número de pessoas, ou sentida por um número maior, uma vez que o relacionamento humano também é sentido - talvez mais sentido do que percebido.

Essas falhas se vão eliminando aos poucos, muito lentamente, com "pedaços" infinitamente pequenos de reduções. É o que chamo de falhas infinitesimais, porque são perceptíveis quase sempre apenas por quem as comete. Mas, ainda assim, aos olhos de quem está comprometido com o alcance da perfeição, são percebidas. E também aqui, no campo do infinitamente pequeno, também há falhas que podem ser consideradas imperdoáveis.

O que queremos mostrar é que não tem jeito. Todos, sem exceção, temos falhas graves, imperdoáveis, animalescas, grotescas, primitivas. Mas isso é apenas um ponto de vista, uma forma de interpretação, principalmente quando retirada de contexto externo. O âmbito do contexto interno ao indivíduo, inclusive, é insondável por parte de quem faz as denúncias desses comportamentos supostamente imorais, não humanos.

Ora, se todos são imperfeitos, se não há uma viva alma na face do planeta que não tenha errado feio, por que as pessoas acusam de forma tão perversa a maldade que o outro fez? Porque elas estão retratando a si mesmas. O mal que aponto nos outros é o mal que habita em mim. É uma autodenúncia. Em algumas outras isso é tão latente que fica até explícito o desejo de voltar a cometer aquele mesmo delito que elas denunciam de forma pavorosa.

Toda denúncia, que muitos consideram "crítica" (como é o caso de uma corrente filosófica com muitos adeptos), é uma demonstração de correspondência entre o ambiente externo (aquilo que é denunciado) e o interno (aquilo que há em mim). Quando denuncio algo bom (que é apontar um fato benigno para mim), essa bondade me habita. É que somos compostos de "recursos" bons e ruins. Bom é tudo aquilo que faz um bem ao outro e a mim simultaneamente, enquanto ruim é aquilo que prejudica ao outro e/ou a mim.

O nosso ambiente interno, portanto, é o resultado de tudo o que já amealhamos nas vidas. Ele contém coisas que não são visíveis, tangíveis, que é, efetivamente, do que somos feitos. Como somos imperfeitos, temos mais coisas ruins dentro de nós do que boas, porque já fizemos muito mais males do que bens. É por essa razão que as pessoas tendem a reconhecer com mais nitidez e rigidez aquilo que é ruim do que aquilo que é bom.

Assim, todas as vezes que houver denúncias graves sobre alguém, não tenha dúvidas: o denunciante está pleno daquilo. E ninguém melhor do que ele para fazer a denúncia, porque é especialista naquele tipo de crime. Talvez ele seja até o maior criminoso que exista, o que tem mais manchas, máculas, sobre aquilo que denuncia.

domingo, 12 de abril de 2020

Existe Notícia Verdadeira?

As chamada fake news (notícia falsa) parecem ser a moda da vez. E, como moda, serve para tudo, principalmente para desacreditar o que alguém ou algum meio de comunicação diz. Se alguém tivesse a sensatez de vasculhar o que está por trás desse fenômeno, provavelmente não mais daria ouvidos a essa... insensatez. Vejamos isso mais de perto.

Atente para as duas palavras "Notícia" e "Falsa", separadamente. O que é uma notícia? É qualquer informação que alguém passa para outra pessoa. "Meu vizinho está feliz" pode ser uma notícia, se comunicada para outra pessoa, assim como "Não estou me sentindo muito bem", hoje. O pode, como condição, é uma exigência para que uma informação seja considerada notícia. De que vale uma informação, se ninguém tem interesse nela, se ninguém a deseja?

Pois é, aqui começa o segredo das fake news. Uma informação só começa a ser notícia se tiver pessoas que tenham algum tipo de interesse nela. Para o inimigo do meu vizinho, saber que ele está feliz pode ser importante, da mesma forma que minha mãe valoriza qualquer informação a meu respeito. A finalidade de toda notícia é deixar as pessoas informadas, cientes, conhecedora do que está acontecendo.

Mas você há de convir que nem toda notícia lhe interessa, não é verdade? Aqui vem o segundo segredo: ainda que você não tenha interesse na notícia, quem comunica vai tentar lhe convencer de que você tem que se interessar por ela. O comunicador, a pessoa ou mídia que comunica, não tem o interesse simples e singelo de lhe deixar a par das coisas. Ele quer lhe convencer. Melhor seria dizer que ele quer lhe dominar. Se você acredita que aquilo é importante, você deu um passo seguro para fazer parte daquela legião.

Legião? Sim. Uma legião é um grupo de combatentes. E, como combatentes, sua missão é combater. Esclareçamos isso. Quando alguém quer simplesmente noticiar, ele dá a informação e pronto, acabou. Quando alguém lhe quer dominar, ele encontrar inúmeras formas diferentes para lhe falar a mesma coisa, até encontrar uma que desperte sua atenção e interesse. Simples assim. É que todo mundo tem algum tipo de antena ligada com o mundo, o que significa dizer que alguma coisa de qualquer notícia pode lhe interessar.

Vejamos um exemplo. Digamos que você gosta de soltar pipa (que no Norte dizem soltar papagaio). E imagine que queiram lhe meter na cabeça que as gramas de jardins são venenosas. Quando você ouve a primeira vez, pode até dar uma gargalhada. Só que todos os dias você ouve diferentes versões das gramas venenosas de jardins. Até você ouvir uma que fale de vento ou de lugares onde se soltam pipas (ou se empinam papagaios). Imediatamente isso vai chamar sua atenção, ainda que seja para você rir. No mínimo você vai parar para refletir ou comentar com os parceiros de pipa. Com os bombardeios diários, da mídia, parceiros e desconhecidos, você nem desconfia que foi fisgado. Agora faz parte da legião.

Façamos um resumo até agora. Se você não tem interesse, a fake news não lhe alcança. Então ela vai tentar lhe convencer de que você precisa ter interesse nela. Convencido, você passa a fazer parte de sua legião, combatendo versões contrárias da "notícia" e reforçando em si e nos outros a única versão verdadeira. Como é única, ela é a verdade. E como só existe uma verdade, todas as outras versões são falsas. Vamos ver de perto a palavra "Falsa".

"Falsa" é contrário de "Verdadeira", certo? Semanticamente, sim; pragmaticamente, não. Vejamos esses dois palavrões linguísticos. Do ponto de vista da lógica das palavras (veja que são palavras que as fake news usam, ainda que falem de números ou outras coisas), falso é contrário de verdadeiro, assim como preto é contrário de branco e alto de baixo. Mas, na prática, quase sempre não é verdade.

Preto é o oposto de branco? E o cinza é o quê? O que quer dizer meio branco ou esbranquiçado? Alto é o contrário de branco? A partir de que altura se pode dizer que alguém é alto e a partir de que metragem pode ser considerado baixo? Digamos que seja 1,70m, essa altura vale para considerar uma casa ou arranha-céu alto ou baixo? Veja que, na prática, as coisas, de fato, não têm um contrário. Isso quer dizer que, também na prática, não existe "Verdade".

Se eu falo que meu vizinho está feliz, eu falo porque associei a felicidade ao fato dele estar cantando e sorrindo. Mas, de fato, ele poderia estar cantando e sorrindo para tentar disfarçar sua tristeza para alguém que estivesse ali com ele. Da mesma forma, ele poderia estar treinando cantar aquela música porque ele é ator, e eu não sabia. As coisas que falamos, que noticiamos, portanto, são sempre a nossa visão, a nossa percepção. Representam apenas uma parte da realidade, que é aquela que conseguimos captar. As inúmeras outras são deixadas de lado. A gente só noticia o que nos interessa noticiar.

Acontece que as pessoas que noticiam imaginam que a Verdade existe. E a Verdade é o que elas veem e pensam. Muitas delas o fazem por desconhecimento desses aspectos mais profundos do mundo e da realidade. Mas muitas outras o fazem de forma proposital porque o interesse delas é ter você como aliado para combater os supostos inimigos delas. É aí que você vira um combatente da Legião.

E o que fazer para lidar com as fake news? Aja normalmente. Se você quer noticiar algo para apenas uma pessoa ou pequeno grupo de pessoas, fale diretamente a elas. Se quer fazê-lo para muita gente, faça-o, mas diga que essa é a sua percepção, que você reconhece que ela é apenas uma parte da realidade e que outras posições, até mesmo contrárias à sua, são tão válidas (não verdadeiras) quanto a sua. A sua finalidade passará a ser, então, não puramente falar a sua versão das coisas, mas coletar versões dos outros para aperfeiçoar a sua. É que todas as vezes que juntamos nossa versão com as dos outros, a nossa se transforma e fica mais próxima daquilo que as pessoas imaginam ser a Verdade.

Para vencer as fake news e as Legiões, aja com prudência. Não acredite: teste as versões. Não se aproprie delas: aprenda o esquema lógico de cada um. Não deixa que elas se apropriem de você: compare cada uma delas com as outras. Aproveite para aprender. É aprendendo as verdades pessoais das pessoas e das mídias que poderemos identificar nelas suas falsidades e suas verdades, seus bens e seus males. Se você fizer isso, ao invés de ser aprisionado por elas, você alçará voo em direção à liberdade.

Desiguais

Talvez a igualdade seja o grande sonho da humanidade. Muitas comunidades chegaram a implementar relações igualitárias efetivas, ainda que, p...