quarta-feira, 22 de julho de 2020

A Conquista da Independência

Acho que todo mundo quer ser independente. Não lembro de ter conhecido alguém que tenha me dito, convictamente, que gostaria de permanecer a vida toda dependendo dos outros. É provável que a dependência seja antinatural. Tudo parece convergir para a conquista da autonomia. Mas o que é isso e como se pode fazê-lo?

A palavra autonomia vem do grego αὐτόνομος (pronunciado autonomos), junção de αὐτο (pronúncia auto), que quer dizer "de si mesmo", com νόμος (pronúncia nomos), que quer dizer lei, norma, regra. Por extensão, autonomia quer dizer criação de leis para si mesmo, que é a exata tradução da frase "aquele que cria suas próprias leis". Vejamos isso mais de perto.

Nunca é demais dizer que uma lei é criada para ser obedecida. Se não o for, para que serve? Daí vem a primeira desilusão de muita gente, que imagina que a pessoa independente é aquela que faz o que quer, o que bem entender, o que vem na telha. Aquele que é independente cria suas próprias leis para segui-las. E as segue com tanta dedicação quanto segue todas as outras. Se isso é irracional, vamos explicar a lógica da independência.

A falta de autonomia é chamada de anomia, palavra que vem novamente do grego e significa falta de lei, norma, regra. Aqui o indivíduo é quase que absolutamente dependente dos outros (com o perdão do pleonasmo, uma vez que quem é dependente só pode depender dos outros ou de alguma coisa). É o caso dos bebês recém-nascidos, que precisam de ajuda para quase tudo. Para eles não há regras porque eles simplesmente não conseguem segui-las porque não as conseguem entender. Veja que entendimento e autonomia são mutuamente dependentes, estão sempre presentes juntas. Quanto mais saber, mais independente o indivíduo será.

O estágio seguinte ao da anomia é o de heteronomia. Heteros, também do grego, quer dizer outros. Neste estágio já há lei. Mas todas elas são dos outros. Uma criança de cinco ano não consegue fazer suas próprias leis e segui-las. Ela precisa dos outros para criar as leis que elas precisam aprender a obedecer. Se ela quiser colocar os dedos na tomada, alguém precisa proibi-la, para que ela não se machuque ou venha até mesmo a morrer. Essa proibição é que é a lei. Daí vem a segunda constatação: a lei é feita para proteger as pessoas. Quanto maior nossa capacidade de seguir a lei, mais em segurança estaremos. Consequentemente, mais livres seremos, porque nada poderá barrar a nossa ação.

Os pais e familiares são os grandes ensinadores das leis neste estágio, assim como os professores. É preciso que o indivíduo comece a aprender a obedecer aqui, para que não haja problemas nos estágios seguintes. Nem pensar em pular, deixando que a criança faça o que bem entender, a não ser que se queira um tirano em casa e na vida.

O terceiro estágio é o de socionomia. Socio é um termo que vem do latim socius e quer dizer amigo, companheiro, outro indivíduo. Aqui o indivíduo aprende que a escola tem regras diferentes das de sua família e dos seus amigos. Aliás, dentro da própria família há regras diferentes nas casas dos tios, dos avós e assim por diante. E ele vai aprender a terceira coisa que quase ninguém ensina, mas que é fundamental para viver bem: é preciso respeitar todas as leis para que sejamos queridos.

Ele vê na escola e no clube que Mariazinha é amada por todo mundo, mas ninguém suporta o Juquinha. A razão? Simples: Mariazinha não desrespeita as regras dos grupos de que ela participa, diferente de Juquinha, que está quase sempre esperando uma oportunidade para desrespeitá-las por concordar só com as que lhe convém. Além disso, Mariazinha é solícita para com todos, enquanto o amigo é muito egoísta. Alteridade e obediência são os segredos do bem querer.

É só depois de conquistar os aprendizados dessas etapas que o indivíduo consegue adentrar o estágio da autonomia. Ser autônomo é obedecer a todas as leis, em primeiro lugar. Daí ele verá que ainda assim, obedecendo a todas elas, ainda é necessário criar outras que as leis não preveem. E assim ele faz. Só que suas leis não conflitam com nenhuma outra lei existente. Se conflitar, sabe que tem sua liberdade reduzida pela possibilidade de arcar com as consequências legais e/ou morais da infração.

Mas tem uma consequência prática que evidencia a autonomia como vinculada ao entendimento e que marca a independência. Quanto mais coisas o indivíduo conhecer e souber fazer, menor a sua dependência dos outros. Se sabe lavar roupas, não precisará de quem as lave para ele. Se sabe cozinhar, provavelmente não passará fome por falta dessa habilidade. Se sabe falar chinês, certamente não se verá em apuros em nenhuma cidade chinesa de que conheça a língua.

Dai vem que as primeiras habilidades (assim como o entendimento) tem que vir com o auxílio dos pais. Ir ao banheiro fazer xixi, por exemplo, é uma das primeiras habilidades. Mas não se pode parar apenas no básico. É preciso ensinar a arrumar a cama, guardar os brinquedos, colocar as roupas sujas no lugar e assim por diante, à medida que o indivíduo vai crescendo. O motivo desse procedimento é que a habilidade é que vai julgar, consciente ou inconscientemente, o valor do entendimento. Quanto mais coisas o indivíduo souber fazer, maior e mais complexo poderá ser o entendimento que ele é capaz de obter. Essa é a quarta lição que quase ninguém ensina porque não a conhece.

A grande meta de todo o esforço de autonomia e independência é que o indivíduo consiga sobreviver sozinho o mais breve possível. E quando se fala em brevidade, é brevidade de tempo mesmo. Se conseguir aos 15 anos, maravilhoso; se apenas aos 21, menos pior. O que não pode é o indivíduo se transformar em um figurão empenado que suga as energias de todos durante a vida toda. Esse continua a ser quase que absolutamente incapaz que apenas uma mudança drástica provocará por força das necessidades o início do aprendizado que deveria começar na primeira infância e que provavelmente será feito agora com dor.

Então, quer ser autônomo e independente? Aprenda a fazer tudo na vida. Desde lavar privadas até o mais complexo cálculo matemático. Desde olhar para alguém e saber que ela está triste até dominar diversas técnicas de multiplicar dinheiro legalmente. Estamos na vida para aprender tudo o que for possível. Nada, absolutamente nada, deverá ficar de fora do nosso campo de preocupação de aprendizagem. Não podemos perder tempo. Até quando descansamos devemos aprender. O descanso bem usufruído também é demonstração de liberdade que apenas a autonomia e a independência podem proporcionar com adequação.

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